06/12/2018 09:33 (atualizado em 31/12/1969 21:00)

Quase 50 fontes de água executadas pelo Governo de Descanso O Município fornece até três tubos de concreto de 60 cm de diâmetro, o transporte de pedra rachão e o serviço de máquina para limpeza, abertura e proteção das fontes.

OUVIR ÁUDIO DA MATÉRIA
Entrevista com a secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Marlise Lovatel.

Foto: Divulgação / Ascom

De julho até agora foram feitas 46 proteções de fontes através do programa Água Boa, Vida Saudável. As famílias rurais de Descanso podem contar com mais segurança no abastecimento de água de qualidade em suas propriedades.

Diante da lista de inscritos na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, um levantamento foi feito por profissionais para saber a quantidade de materiais necessários, bem como a possibilidade e condições de execução em cada local. Outra ação importante é que o Governo Municipal também solicitou e recebeu a dispensa ambiental para executar o trabalho dentro da legalidade.

Segundo a secretária Marlise Lovatel, como forma de incentivo, o Município fornece até três tubos de concreto de 60 cm de diâmetro, o transporte de pedra rachão e o serviço de máquina para limpeza, abertura e proteção das fontes.

“A municipalidade ainda subsidia a análise da água e entrega mudas de árvores nativas para a recomposição da mata ciliar nos arredores das fontes e nascentes”, explica a secretária.

O programa também prevê, como contrapartida, que os agricultores adquiram a pedra rachão, providenciem a lona virgem e a tampa de concreto para a cobertura e fechamento do poço. Os beneficiados assinam um termo de compromisso para manter a fonte em condições adequadas de preservação ao longo do tempo, aproveitando bem o investimento público.

Para o prefeito Sadi Bonamigo, é um compromisso do Governo Municipal contribuir com o desenvolvimento das atividades agrícolas de forma a proporcionar condições de utilização e, ao mesmo tempo, conservação dos recursos naturais.

“Água é vida. Por isso, a necessidade de preservar, cuidar e, a partir de agora, manter essas fontes para garantir o abastecimento de água a essas quase 50 famílias agricultoras, que muito contribuem para o desenvolvimento do nosso município”, finaliza Bonamigo.

Foto: Divulgação / Ascom

Foto: Divulgação / Ascom

Foto: Divulgação / Ascom

Foto: Divulgação / Ascom

Veja fotos da matéria

Fonte: Ascom Prefeitura de Descanso

Mais notícias