10/01/2019 12:48 (atualizado em 31/12/1969 21:00)

Sociedade Protetora dos Animais é criada em Descanso Grupo sairá em defesa da castração e do lar responsável, além do combate a maus-tratos

Diminuir a superpopulação de animais é um dos principais objetivos da Sociedade Protetora dos Animais de Descanso (SPAD), criada recentemente no município. Para conscientizar e promover diversas ações, um grupo com mais de 20 pessoas foi formado no aplicativo do WhatsApp e uma página no Facebook para a comunidade acompanhar os trabalhos.

No topo da lista da SPAD está o zelar pelo bem-estar animal, segundo a coordenadora Helena Francisca Piaseski. A atuação também será o combate aos maus-tratos físicos ou psicológicos, independente se os animais estejam abandonados ou nas casas de seus donos.

“Muitos animais passam fome ou sede, aparecem desnutridos, sem abrigos. São encontrados potes de alimentação sem higiene. Também há aquelas questões de agressão, atos de gritar ou jogar pedras nos cachorros que passam nas ruas”, explica a coordenadora.

Conforme a descansense, que atualmente trabalha na agência do Banco do Brasil em Palmitos e integra uma associação de defesa animal naquele município, o apoio da população local será importante para fortalecer a SPAD. “Pretendemos trazer o Castra Móvel, porque só através da castração é que se controla a natalidade. Então, necessitamos de todo tipo de ajuda em voluntariado e também quem possa doar dinheiro a fim de custear as despesas”.

Além disso, quem se interessar pela causa poderá colaborar com medicações, alimentação, coberta, casinha e um lar provisório até que o animal, encontrado na rua, seja adotado. Na questão do abandono, haverá um trabalho forte de conscientização.

As feirinhas de adoção serão promovidas no intuito de retirar os animais que perambulam pelas ruas. “Precisamos encontrar um lar responsável, que possa oferecer alimentação e amor, bem como passeio a esses cachorros, gatos e outros animais. A população precisa entender que um vira-lata, por exemplo, é um cachorro que dá amor”, exemplifica.

Criado em 1º de janeiro deste ano, a Sociedade Protetora dos Animais de Descanso já estava sendo idealizada antes. A formalização de uma ONG (Organização Não Governamental) será a próxima meta do grupo. “De tudo isso, não podemos deixar os animais da maneira como estão”, finaliza.

Interessados em fazer parte da SPAD devem adicionar o contato de Helena pelo WhatsApp: 9 9944-7179.

Veja fotos da matéria

Fonte: Portal Minha Descanso

Mais notícias