11/01/2019 09:46 (atualizado em 11/01/2019 09:46)

Alimentação correta e segurança sobre duas rodas é o tema do encontro de ciclistas em Tunápolis Encontro contou com a presença do treinador campeão brasileiro de Motocross e ciclista Prika Becker

Ciclistas de Tunápolis presentes no encontro. Foto: Vanduir Matias

Na noite de quinta-feira (11), o Grupo Bike Tunas promoveu na Área de Lazer Baumgratz, em Tunápolis, mais um encontro sobre ciclismo. Conforme a coordenação do grupo, o assunto central foi a alimentação correta e a segurança na prática deste esporte.

O encontro contou com a participação do treinador campeão brasileiro de Motocross Prika Becker e do campeão brasileiro Rafael Becker (12 anos).

Prika Becker. Foto: Vanduir Matias

Prika, que também é ciclista, falou sobre a importância do esporte, enfatizou a segurança no pedal e alertou para quem pratica o esporte radical. Prika afirmou que o passeio de ciclismo exige o uso de capacete, luvas e calçados fechados. “Para quem pratica aventuras, descer escadarias, morros e outros desafios deve, primeiro estar familiarizado com o equipamento, ter domínio da bike e usar todos os equipamentos de segurança: calçado fechado, luvas, capacete fechado, cotoveleiras e joelheiras”, alerta.

A prática destes desafios está bem presente na vida das crianças e adolescentes, que tiveram boa participação na atividade.

Para os adultos que gostam de um passeio nas rodovias, Prika enfatizou a importância de fazer o mesmo com prudência devido à violência no trânsito. “O motorista precisa enxergar você, por isso é necessário andar no lado certo da rodovia, usar sempre roupas claras e sinalizador traseiro na bike e no capacete”, explica. “Respeitar as leis de trânsito também deve ser a nossa prática”, complementa.

A alimentação saudável e correta é fundamental para a qualidade de vida e é também uma forma de ter desempenho melhor para quem pratica esportes. Refrigerantes e Energéticos devem ser excluídos do cardápio do ciclista. “Ovo cozido e batata doce são dois alimentos muito indicados para quem pratica esportes”, afirma. Prika também disse que o consumo diário de saladas, sucos naturais e bastante água é fundamental. “A melhor refeição do dia deve ser sempre o café da manhã”, sentenciou.

Para Prika, é necessário criar hábitos novos e persegui-los para ter uma alimentação de qualidade, que gera bem estar e qualidade de vida. A mesma coisa vale para o cuidado com o corpo, que precisa de descanso após a prática de um intenso exercício ou atividade física.

O piloto Rafael Becker falou de sua alimentação e surpreendeu os adolescentes com o testemunho. Com 12 anos, Rafa é tricampeão brasileiro de Motocross em sua categoria. Rafael também trouxe camisetas, meias personalizadas e copos que foram sorteados no final do encontro entre os presentes.

Ciclistas adolescentes e crianças Rafael e Prika Beker. Foto: Vanduir Matias
Fonte: Vanduir Matias/Rádio Tunaporã

Mais notícias