23/04/2019 12:34 (atualizado em 23/04/2019 12:34)

Marino José Frey relata a experiência de governar a cidade na 2ª gestão Na segunda reportagem especial sobre os 30 anos de emancipação de Tunápolis ouça o relato da administração de 1993 a 1996

OUVIR ÁUDIO DA MATÉRIA
Tunápolis 30 anos: Reportagem especial com o Ex-Prefeito Marino José Frey

A segunda reportagem especial sobre os 30 anos de emancipação de Tunápolis visa aprofundar as dificuldades e conquistas alcançadas de 1993 a 1996.

A 2ª Gestão teve como Prefeito, Marino José Frey e vice Bruno José Heberle. Foram eleitos na legislatura da Câmara de Vereadores Darci Antônio Naue, Edvino Rempel, Inácio Roque Rauch, Sérgio Luís Theisen, Vasco Antônio Werlang, Roque Neiss, Neri Romeu Lawisch, Maria AndreolaDecker e José Roberto Winter.

Ex-Prefeito Marino José Frey. Foto: Vanduir Matias/Rádio Tunaporã

Nossa reportagem questionou o ex-Prefeito Marino sobre as principais dificuldades encontradas à época. Marino citou com um dos grandes problemas a grave crise econômica nacional e a criação do Plano Real. Para alavancar a nova moeda, o Governo reteve os recursos na Capital Federal.

Marino Frey também afirmou que, como o município mãe Itapiranga era contra a emancipação de Tunápolis e por isso a partilha dos bens e máquinas não foi justa.

Entre as principais conquistas do seu governo, Marino José Frey destaca a construção do Ginásio Municipal de Esportes, Construção de casas populares, a mini hidráulica em Pitangueira e a criação do programa de melhoramento genético (PMG), que provocou uma verdadeira revolução no setor leiteiro.

A reportagem questionou o ex-Prefeito Marino, que possui comércio na cidade, sobre o potencial de futuro para o município de Tunápolis. Na opinião de Frey, o Agronegócio segue sendo a referência. Ele visualiza também a agregação de valor da produção local como um potencial e o turismo.

Marino Frey se elegeu Prefeito em outubro de 1992, com 38 anos de idade. É casado com Maria Flach Frey e pai de Maikel e Tailan. Atualmente, Marino é presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Santa Helena e Tunápolis.

Veja fotos da matéria

Fonte: Rádio Tunaporã AM 1260

Mais notícias