09/08/2019 10:08 (atualizado em 09/08/2019 10:09)

Campeonato Não Profissional Adulto 2019 terá oito clubes e novo formato O início será no feriado do dia 7 de Setembro e o grande campeão será conhecido no dia 23 de Novembro

A edição de 2019 do Campeonato Catarinense Não profissional Adulto será histórica, pela primeira vez a competição vai reunir oito clubes na disputa e terá três fases: quartas de finais, semifinais e finais! O início será no feriado do dia 7 de setembro e o grande campeão será conhecido no dia 23 de novembro.

A definição da forma de disputa aconteceu na tarde desta 5ª feira (08), na reunião do conselho técnico. A diretoria da Federação Catarinense de Futebol recebeu na sede da Entidade, em Balneário Camboriú, os presidentes e representantes dos oito clubes classificados para a competição e também os presidentes das Ligas Não Profissionais cujos clubes ingressam na disputa.

O Catarinense Não Profissional Adulto reúne os finalistas das copas regionais da região Sul, Grande Florianópolis e Oeste, além do campeão da Copa Norte e do representante do Vale do Itajaí, confira:

Copa Sul dos Campeões
Caravaggio FC
GE Metropolitano

Copa Interligas
Náutico FC
Grêmio Cachoeira

Copa Oeste
CR Maravilha (CRM)
EC Cometa

Copa Norte
GE Pirabeiraba

Copa Interligas Vale do Itajaí
Juventus – Ibirama

O superintendente da FCF, Lédio D´Altoé abriu a reunião do conselho técnico agradecendo a presença de todos, especialmente dos representantes dos clubes e ligas que percorreram grandes distâncias para prestigiar a reunião e falou sobre a importância da competição. — Estamos pensando nessa competição com a mesma dedicação que tivemos a grata oportunidade de presenciar de vocês nas copas regionais, com grandes finais e envolvimento de muitos torcedores. Queremos aperfeiçoar e ampliar a realização do Campeonato Não Profissional Adulto.

Em seguida o diretor de Ligas Não Profissionais da FCF, José Carlos Goulart Júnior, deu início ao Conselho Técnico parabenizando todas as equipes pelos desempenhos nas copas regionais, em especial ao Grêmio Esportivo Metropolitano, de Nova Veneza, atual campeão do Catarinense Não Profissional Adulto.

A forma de disputa proposta pelo Departamento de Competições Especiais da FCF foi aprovada por maioria absoluta. A competição terá três fases: quartas de finais, semifinais e finais, todas disputadas no sistema de confronto eliminatório, em jogos de ida e volta.

A equipe que somar mais pontos ao final da partida de volta avança. Caso haja empate em número de pontos ao final da partida de volta, a equipe com melhor saldo de gols no confronto se classifica. Persistindo o empate também no saldo de gols, a decisão será através da cobrança de penalidades.

Com a definição da forma de disputa, o Departamento de Competições Especiais promoveu o sorteio dos  confrontos da 1ª Fase – Quartas de finais, confira:

Jogos de ida – 07.09 
Juventus X Náutico
Grêmio Cachoeira X Caravaggio
Cometa X Pirabeiraba
Metropolitano X CRM
Jogos de volta – 21.09 
Náutico X Juventus
Caravaggio X Grêmio Cachoeira
Pirabeiraba  X Cometa
CRM X Metropolitano

Após o sorteio dos grupos foram repassadas todas as instruções organizacionais para a realização dos jogos: segurança, ambulância, médico e condições básicas dos estádios. A Federação Catarinense de Futebol irá fornecer todas as bolas e irá subsidiar as arbitragens das 14 partidas do Campeonato Catarinense Não Profissional Adulto 2019.

Os representantes dos clubes manisfestaram satisfação com o novo formato proposto pela FCF para o fortalecimento da competição. A ideia é fantástica, defendemos essa forma para proporcionarmos ao nosso torcedor confrontos com equipes diferentes das costumeiras de cada região. Achamos de grande valia essa ampliação e parabenizamos a Federação pela iniciativa, comentou Casquinha, presidente do EC Cometa, de Itapiranga.

Para Maycon Minatto Michels, presidente do Metropolitano, atual campeão, chegar ao título está mais complicado. — Ficou mais difícil para conquistar o título com o engrandecimento da competição nesse formato com oito clubes, será com certeza um campeonato muito disputado.


Veja fotos da matéria

Fonte: Liga Esportiva Fronteirista - LEF

Mais notícias