14/08/2019 15:06 (atualizado em 31/12/1969 21:00)

Presidente do Sindicato de Descanso alerta prazo para declaração do ITR Em 2018 foram entregues mais de 5,6 milhões de declarações do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural.

Iniciou na última segunda-feira (12), a declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR). A Receita Federal disponibiliza o programa da declaração no site. O prazo para entregar o documento vai até o dia 30 de setembro. Também deve declarar ITR à pessoa física ou jurídica que, entre 1º de janeiro de 2019 e a data da efetiva apresentação da declaração, perdeu a posse do imóvel rural ou o direito de propriedade por transferência ou incorporação ao patrimônio do expropriante.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Descanso, Maximino Oro, comenta que começou na última segunda-feira (12) a Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural de 2019. Todos os proprietários de imóveis têm a obrigação de enviar a declaração, até aqueles que perderam a posse da propriedade este ano. São obrigados a apresentar certidão pessoa física ou jurídica titular ou possuidora de qualquer título do imóvel rural.

Aqueles que perderem o prazo de entrega da declaração, que vai de 12 de agosto até 30 de setembro, terão que pagar multa de 1% calculada em cima de cada mês ou fração do atraso. Este ano, a Receita espera receber mais de 5,7 milhões de declarações. Em 2018 foram entregues mais de 5,6 milhões de declarações do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural.

Fonte: Ricardo Orso / Rádio Progresso

Mais notícias