12/08/2017 11:59 (atualizado em 12/08/2017 12:02)

Fim de semana tem risco de temporal com ventania e granizo na região Há risco de temporais com rajadas de vento acima de 60 km/h e granizo isolado. O acumulado de chuva é de 40 a 60 mm, em média.

O fim de semana em Santa Catarina será marcado pelo mar agitado, com ressaca e ondas gigantes, e possibilidade de temporal com ventania e granizo em todas as regiões do Estado. A previsão da Epagri/Ciram indica chuva de moderada a forte entre a noite deste sábado (12) e a manhã de domingo (13), causada pelo avanço de uma frente fria pelo Sul do Brasil.

Conforme a Epagri/Ciram, há risco de temporais com rajadas de vento acima de 60 km/h e granizo isolado, especialmente no Oeste. O acumulado de chuva no período é de 40 a 60 mm, em média, no Oeste, e 20 a 30 mm nas demais regiões.

A Defesa Civil de Santa Catarina recomenda que, nestes casos, as pessoas devem se proteger em local abrigado, longe de placas, árvores, postes de energia e de objetos que podem ser arremessados.

Em caso de não encontrar abrigo, recomenda-se que o cidadão fique agachado, com os pés juntos, com a cabeça encostada no peito ou entre os joelhos, e as mãos cobrindo as orelhas, ou apoiadas  nos joelhos.

Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone e fique longe das janelas. O banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

Fonte: Rádio Progresso

Mais notícias