AO VIVO
Fechar
© 2019 - Rádio Progresso Todos direitos reservados

Fumaça das queimadas da Amazônia chega ao Oeste de Santa Catarina

Meteorologista da NSC, Leandro Puchalski, confirma fenômeno

Por Rádio Progresso
Postado em 11 de setembro de 2019 às 16:28.17

O céu cinza no Oeste de Santa Catarina nos últimos dias, quando até o sol parece estar atrás de uma névoa, é uma das consequências das queimadas na Amazônia. A fumaça foi trazida para a região por correntes de vento, segundo o meteorologista da NSC, Leandro Puchalski.

— A fumaça das queimadas na Amazônia, Pantanal e Bolívia está sendo levada pelo vento até a região Oeste. Com isso o sol fica um pouco escondido por uma névoa – explica.

A situação chamou a atenção de alguns moradores. Um taxista chegou a comparar o cenário com a poluição de São Paulo. Normalmente, quando não tem nuvens, o céu da região chama a atenção pela beleza do azul. Nos últimos dias, a cor predominante foi o cinza.


Descanso está envolvida em uma névoa desde terça-feira (Foto: Daniela Scarioto/Rádio Progresso)


Fogo também em SC

Em Santa Catarina, o ano de 2019 já superou os número de focos de incêndio de 2018. O último ano fechou com 1.417 registros e até esta terça-feira (10) foram 1.419, de acordo com o monitoramento realizado via satélite pelo Instituto Nacional de Pesquisa (Inpe). O mês de agosto deste ano se encerrou com o maior número focos dos últimos oito anos, chegando a 939 acontecimento, o valor é 12,9% maior que a média histórica dos últimos 21 anos.


Fonte: NSC
Fotos: