AO VIVO
Fechar
© 2019 - Rádio Progresso Todos direitos reservados

Greve dos Correios não altera vencimento de contas

Para evitar o corte de serviços básicos como água, energia e telefonia, é preciso emitir novas vias das faturas na internet

Por Rádio Progresso
Postado em 12 de setembro de 2019 às 08:21.32

A paralisação nacional dos Correios iniciada na noite de terça-feira (10) em todo o Brasil pode gerar atrasos nas entregas de faturas de água, energia elétrica, telefonia, cartões de crédito, entre outros. Nem por isso as datas de vencimento sofrem alterações. Ao contrário, quem deixa de pagar as contas nas datas pré-determinadas pode sofrer com cortes no fornecimento e até com a inclusão do nome em cadastros de proteção ao crédito.

Quem faz o alerta é o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC). Segundo a entidade, o ideal é fazer um planejamento do pagamento das contas, observando a época em que elas costumam chegar.

Não se deve esperar o vencimento e, só depois, justificar a falta de pagamento com base na greve. Não receber em casa a fatura, boleto bancário ou qualquer outra cobrança não isenta o consumidor de fazer o pagamento.

Como lidar com as contas

---> Se perceber que o prazo do vencimento está perto e o boleto não chegou, o consumidor deve se antecipar, entrando em contato com a empresa emissora da conta e solicitando outra forma de realizar o pagamento, como a segunda via do boleto por meio do site da empresa ou a entrega da cobrança por e-mail. Assim, evita pagar juros e multas por atraso, ficar com o nome sujo no mercado ou ter o serviço cancelado.

---> Se, após o contato, a empresa credora não disponibilizar outra forma de pagamento e o consumidor receber a conta com a cobrança de encargos, os valores poderão ser questionados.

---> Com relação aos serviços contratados diretamente nos Correios (por exemplo, envio de Sedex), o IDEC orienta que, se houver atraso na entrega, o consumidor tem o direito de pleitear ressarcimento por eventuais prejuízos sofridos.

---> Faturas de cartões de crédito: entre em contato com a operadora por telefone ou no site. É possível imprimir segunda via da fatura ou conseguir o número do código de barras, por exemplo.

---> Contas de água, luz e telefone: também é preciso entrar em contato com a operadora por telefone ou via site. Muitas empresas costumam enviar torpedos com o código de barras da conta dias antes do vencimento.

---> Para quem precisa enviar encomendas ou correspondência com urgência durante o período de paralisação dos Correios, a recomendação do IDEC é procurar por serviços de entrega alternativos ou privados. O instituto recomenda que o consumidor, ao contratar essas empresas, solicite que o prazo de entrega seja registrado por escrito, o que possibilita a reclamação de eventual prejuízo no caso de atraso.

Fonte: NSC
Fotos: