AO VIVO
Fechar
© 2019 - Rádio Progresso Todos direitos reservados

Administração Municipal de Descanso e EPAGRI promovem encontro sobre Saúde no Campo

Por Rádio Progresso
Postado em 17 de setembro de 2019 às 15:36.18

A Administração Municipal de Descanso e a EPAGRI realizaram na tarde desta terça-feira dia 17 de Setembro no Clube SAD um encontro com o tema: Trabalho e Saúde no Campo.

Conforme a extensionista social da EPAGRI, Flávia de Oliveira, o objetivo foi promover um debate sobre saúde e trabalho no campo envolvendo uma discussão sobre para quem e para que o homem do campo trabalha.

Muitos trabalhadores têm buscado investimentos em suas propriedades, mas quando alcança à meta eles percebem que isso não tem contribuído com sua saúde física e mental.

Fatores como insatisfação, endividamento, acúmulo de trabalho e falta de mão de obra têm contribuído para afetar a saúde mental dos trabalhadores do campo, ou seja, podendo levar a depressão. Também alusivo ao Setembro Amarelo, Flávia ressalta que se pensou em promover este evento para discutir a relação do uso dos agrotóxicos com a depressão e o suicídio. Os dados são alarmantes no aumento do uso de medicamentos controlados e da procura de tratamento por saúde mental.

Flávia ainda cita que não há pesquisas que comprovam esses dados, mas nas visitas a campo tem se identificado o aumento dos casos de depressão e das tentativas de suicídio em famílias do interior, o que pode ter influência direta da forma de trabalho e do uso dos agrotóxicos.

O psicólogo Abel Petter palestrou sobre a correlação entre agrotóxicos, depressão e suicídio.

O professor do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), doutor Adinor Capellesso falou sobre sistemas produtivos orgânicos e agroecológicas como alternativa de produção de alimentos.

Teve ainda uma mesa redonda com uma terapeuta que discutiu o uso de práticas integrativas.

Um grande público participou do evento.


(Foto: Daniela Scarioto/Rádio Progresso)

(Foto: Daniela Scarioto/Rádio Progresso)


Fonte: Rádio Progresso
Fotos: