AO VIVO
Fechar
© 2020 - Rádio Tunaporã Todos direitos reservados

Tunápolis já tem 45 focos do mosquito da dengue

O número de focos apresenta um cenário de risco.

Por Rádio Tunaporã
Postado em 29 de abril de 2020 às 07:56.16

O município de Tunápolis finalizou o ano de 2019 com 37 focos do mosquito aedes aegypti, porém observou-se que no decorrer de 2020 esse número já foi ultrapassado uma vez que já se contabilizam 45 focos.

Imagem: Divulgação.

Será dada continuidade as visitas domiciliares, com algumas restrições em função da pandemia do corona vírus.

De forma geral os municípios da região apresentam um salto no número de focos e de casos da doença. Importante salientar que o município não teve casos da doença, somente um caso suspeito que foi descartado.

No decorrer do mês de março foi realizada a atividade LIA (Levantamento de Índice Amostral), que consiste na realização de visitas de alguns imóveis na qual é realizada a coleta das larvas encontradas. Referida atividade apura o índice de infestação do município e é realizada duas vezes ao ano, nos meses de março e de novembro.

Ao final da atividade apurou-se que o nível de infestação por aedes aegepty é de 1,8 no município de Tunápolis, sendo considerada de médio risco. Ressalta-se que em comparação ao LIA do mês de novembro de 2019 houve aumento, pois naquele mês se apurou o índice de 1,6.

Nesse momento é importante a colaboração da população no controle dos criadouros, devendo eliminar qualquer recipiente que possa acumular água e adotando medidas que impeçam a proliferação do mosquito naqueles que não podem ser descartados.

Outro ponto que merece destaque é que com a chegada do inverno há uma diminuição dos focos, porém o mosquito permanece presente, devendo manter-se os cuidados, pois com o início do verão novamente há um aumento no número de focos.

Fonte: Ascom
Fotos: