AO VIVO
Fechar
©2024. Rádio Tunaporã. Todos direitos reservados. Política de Privacidade.

Covid-19: profissionais da saúde de SC aguardam resultado de exame para reinfecção

Pacientes de São Miguel do Oeste contraíram o vírus em junho, e a segunda infecção, possivelmente, em setembro

Por Rádio Tunaporã
Postado em 06 de janeiro de 2021 às 08:20.54

 Secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste, no Extremo-Oeste de Santa Catarina, aguarda o resultado de exames para detectar possíveis reinfecções por Covid-19 de dois profissionais da saúde.

O exame RT-PCR, reagente para o coronavírus, foi enviado ao Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública) em setembro. Conforme o enfermeiro da Vigilância Epidemiológica de São Miguel do Oeste, Marcos Bortolanza, os pacientes apresentaram sintomas semelhantes na segunda infecção, por isso foi solicitado que os testes fossem remetidos ao Ministério da Saúde.

Ainda segundo Marcos, caso se confirme a reinfecção, será um alerta quanto a gravidade da doença e os seus efeitos. O município de São Miguel do Oeste confirma, desde o início da pandemia, 1.831 casos, sendo 1.595 recuperados e 12 mortes. Seguem com o vírus ativo 224 pacientes, enquanto 179 pessoas são monitoradas em casa.

Primeiros casos de reinfecção

A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte confirmou, no dia 9 de dezembro, o primeiro caso de reinfecção pelo novo coronavírus. De acordo com o governo potiguar, é o primeiro caso apontado pelo Ministério da Saúde. Trata-se de uma profissional da área da saúde, de 37 anos, que mora em Natal (RN). Ela teve a doença em junho, se curou, e teve resultado positivo novamente em outubro – 116 dias depois do primeiro diagnóstico.

Na manhã da segunda-feira (4), a reportagem entrou em contato com a Dive/SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina) sobre os casos suspeitos em São Miguel do Oeste. Em resposta foi informado que a Dive/SC foi notificada e que os dois casos de São Miguel do Oeste são investigados.





Fotos: