AO VIVO
Fechar
©2025. Rádio Tunaporã. Todos direitos reservados. Política de Privacidade.

Farmacêutica anuncia recolhimento de remédios com losartana do mercado

Impurezas que aumentam risco de câncer foram encontradas no medicamento

Por Rádio Tunaporã
Postado em 11 de março de 2022 às 08:16.59

A farmacêutica Sanofi Medley anunciou o recolhimento de três formulações de medicamentos com o princípio ativo losartana do mercado. A ação foi determinada após serem encontradas impurezas nos comprimidos que podem causar mutações e aumentar o risco de câncer.

 

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), desde 2018 há um alerta global para monitoramento de um tipo específico de impureza nos medicamentos contra a hipertensão arterial.

 

O recolhimento voluntário feito pela Sanofi Medley afeta todos os lotes dos seguintes remédios: losartana potássica 50 mg e 100 mg, losartana potássica + hidroclorotiazida 50 mg + 12,5 mg e losartana potássica + hidroclorotiazida 100 mg + 25 mg.

 

A losartana é usada para tratar pressão alta e insuficiência cardíaca. Já a versão hidroclorotiazida tem efeito diurético, também usada como complemento no mesmo tratamento.

 

Em nota, a Sanofi disse que o recolhimento é uma medida preventiva e que a medida não ocorreu apenas no Brasil.

 

"Até o momento, não existem dados para sugerir que o produto que contém a impureza causou uma mudança na frequência ou natureza dos eventos adversos relacionados a cânceres, anomalias congênitas ou distúrbios de fertilidade. Assim, não há risco imediato em relação ao uso dessas medicações contendo losartana", diz o comunicado.

 

Em nota divulgada na quarta-feira, dia 9, a Anvisa afirmou que está adotando uma série de medidas após a detecção de impurezas nos princípios ativos utilizados na fabricação dos medicamentos.

Fonte: Com informações do g1
Fotos: