AO VIVO
Fechar
©2025. Rádio Tunaporã. Todos direitos reservados. Política de Privacidade.

Prefeito de Iporã do Oeste é encontrado morto em propriedade rural

Adélio Marx foi eleito em 2020 com 69,94% dos votos e era pré-candidato à reeleição.

Por Rádio Tunaporã
Postado em 07 de junho de 2024 às 07:40.15

O prefeito de Iporã do Oeste, Adélio Marx (PSD), foi encontrado morto na tarde desta quinta-feira, dia 6, em uma propriedade rural na Linha Letras, que pertencia a ele, no interior do município do Extremo-Oeste de Santa Catarina. A Prefeitura decretou luto oficial de três dias e lamentou a morte em uma nota oficial (leia ao final da reportagem).

Adélio tinha 68 anos e também era pré-candidato à reeleição nas eleições municipais deste ano. A causa da morte foi uma parada cardiorrespiratória, segundo o Corpo de Bombeiros. As Polícias Civil e Científica também foram acionadas para a ocorrência.

Tentativas de ressuscitação

O Corpo de Bombeiros foi acionado exatamente às 16h24 para atender a ocorrência. Segundo a equipe, Adélio já estava inconsciente, com ausência total de sinais vitais, pele arroxeada e pupilas dilatadas. A guarnição levou a vítima para o hospital do município.

Durante o deslocamento, manobras de ressuscitação cardiopulmonar foram realizadas, inclusive com o auxílio de um desfibrilador. Também foi ministrado oxigênio suplementar. O procedimento prosseguiu ao longo de aproximadamente 30 minutos já no hospital, mas a morte foi confirmada pela equipe médica.

Eleito em 2020

Adélio estava no primeiro mandato como prefeito de Iporã do Oeste, que tem uma população de pouco mais de 9 mil habitantes. Ele foi eleito em 2020 com 4.148 votos (69,94%). O político já tinha sido prefeito em outro mandato e também foi vereador, vice-prefeito e secretário municipal. O vice-prefeito Valmor Reis assume o comando do município até o final de 2024.


Nota de pesar

A Prefeitura de Iporã do Oeste divulgou uma nota oficial de pesar na noite desta quinta-feira. Leia na íntegra:

A Administração Municipal de Iporã do Oeste, com profundo pesar comunica o falecimento do atual Prefeito, Adélio Marx, ocorrido na tarde desta quinta-feira, 06, aos 68 anos de idade.

Pessoa importantíssima da história política do município de Iporã do Oeste, Adélio Marx, foi Secretário Municipal, Vereador, Vice-prefeito, e estava em seu segundo mandato como Prefeito.

Adélio sempre atuou com seriedade, brilhantismo e honestidade em seus atos, e não mediu esforços para alcançar os objetivos almejados em prol dos munícipes, sendo um dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento de nossa Iporã do Oeste.

Homem público, Adélio deixa um legado de grande compromisso público, realizações, capacidade administrativa e exemplo de honradez para toda Iporã do Oeste e região.

Neste momento de dor expressamos, os mais sinceros sentimentos de condolências à primeira dama, Margarete Soder Marx, aos filhos, noras, netos, irmãos e demais familiares e amigos, e a cada Iporã-oestino, por esta perda inestimável. Expressamos o agradecimento pela valorosa contribuição que deixou à nossa Iporã do Oeste.

Fotos: