AO VIVO
Fechar
©2024. Rádio Tunaporã. Todos direitos reservados. Política de Privacidade.

Black Friday: veja como evitar golpes e fraudes

Período de promoções acaba chamando a atenção de grupos criminosos

Por Rádio Tunaporã
Postado em 07 de novembro de 2024 às 10:08.25

A Black Friday ocorre sempre na última sexta-feira de novembro (neste ano, no dia 29), porém, muitos estabelecimentos estendem as ofertas durante o mês, o que acaba chamando a atenção de grupos criminosos que buscam aplicar golpes.

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), uma das principais abordagens dos criminosos durante a Black Friday é a divulgação de páginas falsas que simulam e-commerce. A criação de perfis falsos de lojas em redes sociais também é comum, bem como o envio de promoções inexistentes por e-mail, SMS e WhatsApp.

Quando receber alguma oferta, é sempre importante fazer o seguinte questionamento: “O produto está com o preço muito abaixo do que é vendido no comércio em geral?”. Se sim, é provável que seja um golpe. O mesmo pode ser identificado caso o vendedor esteja fazendo pressão para fechar logo uma compra dizendo que ela pode ficar indisponível.

Além das páginas falsas, os criminosos tendem a clonar sites de varejistas famosos para induzir os consumidores ao erro, trocando ou colocando uma letra a mais no endereço do site. Um bom exemplo é a troca da letra “o” pelo número “0”, que, muitas vezes, fica imperceptível aos olhos do comprador. O ideal é sempre digitar o endereço do site direto na barra do navegador e evitar clicar em links enviados por e-mail ou SMS.

Outra situação de golpe ocorre em lojas em redes sociais. Geralmente são perfis recém-criados, com ofertas muito vantajosas e com 100% de depoimentos positivos de compradores recomendando a venda.

Além dos golpes, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) alerta para a veracidade dos descontos oferecidos. Muitos estabelecimentos podem utilizar práticas enganosas, como o aumento artificial de preços antes do período promocional. Outro foco de atenção deve ser a transparência nas políticas de devolução e de reembolso.

“O consumidor deve estar bem-informado e não hesitar em denunciar qualquer prática abusiva. A Black Friday deve ser um momento de oportunidade, e não de frustração ou arrependimento”, pontuou o secretário da pasta, Wadih Damous.

Fonte: SBT News
Fotos: