
Mais de 4,5 mil pessoas estão fora de casa no Rio Grande do Sul após intensas chuvas atingirem o estado desde o início da semana, segundo boletim divulgado pela Defesa Civil na tarde da última quinta-feira (19). Ao menos duas mortes foram confirmadas, uma pessoa segue desaparecida e 276 moradores precisaram ser resgatados.
Até o momento, 90 municípios gaúchos relataram algum tipo de dano, como alagamentos, deslizamentos de terra, destruição de pontes, comprometimento de estradas e prejuízos em residências. As imagens que circulam pelas redes sociais mostram ruas submersas, casas invadidas pela água e deslizamentos bloqueando acessos.
Na noite de quinta-feira, seis rios ultrapassaram a cota de inundação, agravando a situação em diversas regiões. Os níveis mais alarmantes foram registrados nos seguintes rios:
As autoridades estaduais monitoram o avanço das águas e reforçam alertas para áreas de risco. A Defesa Civil recomenda que a população siga as orientações e evite permanecer em locais alagados ou próximos de encostas.
O governador do estado determinou mobilização de equipes para auxílio imediato aos municípios afetados, além da solicitação de apoio federal para enfrentar a situação emergencial.